A Semana.

Com o objetivo de colocar a primeiríssima infância (0 a 3 anos) no centro das ações e atenções das comunidades e do poder público, o Instituto InterCement mantém parceria com à Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Instituto Alana no desenvolvimento e aplicação do conteúdo para a realização da Semana do Bebê em 17 municípios: Apiaí, Cajati, Cubatão, Itaoca e Jacareí (SP); Ijaci, Pedro Leopoldo e Santana do Paraíso (MG); Cabo de Santo Agostinho (PE); Bodoquena (MS);Cezarina (GO); Candiota e Nova Santa Rita (RS); Brumado e Campo Formoso (BA); São Miguel dos Campos (AL); João Pessoa (PB)..

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 3 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Durante a Semana do Bebê são realizadas inúmeras atividades nos serviços e espaços públicos e privados, visando contribuir para um novo olhar em relação ao bebê e à criança pequena. A iniciativa teve início na cidade de Canela-RS, em 2000, idealizada por um médico psiquiatra que propôs trabalhar de forma coletiva as questões da Primeira Infância.

Desde 2013, a Semana do Bebê passou a compor a agenda do programa Infância Ideal, do Instituto InterCement, iniciativa dedicada à promoção e defesa de direitos, à educação e aos cuidados com a criança. Nessa perspectiva, o Instituto apoia a implementação de projetos que complementam ações do poder público e das organizações da sociedade civil ligadas ao atendimento à gestante, à educação infantil, promoção do direito ao brincar, convivência familiar e comunitária e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

O Instituto InterCement atua nas comunidades onde há a presença de empresas do Grupo InterCement. Inserido na estratégia de sustentabilidade do Grupo, suas ações são realizadas em sinergia com as unidades de negócio no Brasil e no exterior. O intuito é contribuir para a transformação social, fortalecendo vínculos entre empresa e comunidade. Além de valorizar instituições locais e a formação de parcerias, o Instituto investe na criação de redes de colaboração e no alinhamento de seus projetos com políticas públicas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável.

O Instituto InterCement e seus parceiros, ao apoiar iniciativas como a Semana do Bebê, visam motivar gestores públicos e sociedade para a garantia da sobrevivência e do desenvolvimento infantil a todas as crianças brasileiras.